Cientistas brasileiros desenvolvem aplicativo para diagnóstico do coronavírus/COVID-19

Pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP desenvolveu um aplicativo capaz de diagnosticar o COVID-19 através do zebrafish (peixe paulistinha). Este teve uma proteína do novo coronavírus aplicada ao próprio peixe, onde foi capaz de gerar anticorpos no animal, passando assim, para seus ovos em sua reprodução.
Os anticorpos, foram utilizados para fazer a fita e diagnosticar o corornavírus, sendo este método, cinco vezes mais baratos dos que os disponíveis no mercado.


Este teste é processado através de uma fita diagnóstica com um QR code que, ao ser lido pelo aplicativo desenvolvido também pela equipe de pesquisadores, é capaz de fornecer resultado positivo ou negativo para o COVID-19. Esta inovação teve premiação do Global Virtual Hackathon COVID19, sobre ideias inovadoras envolvidas ao novo coronavirus.

Segundo os pesquisadores, o intuito do teste é a produção em larga escala para que a população pudesse fazer a aquisição do teste e em seu próprio domicílio, coletar a saliva e colocar na fita para reagir com os anticorpos para a COVID-19, e para acesso ao resultado do teste, bastaria abrir o aplicativo e realizar a leitura do QR code da fita.

Fonte: Jornal da USP.
Leia a matéria completa aqui.

Última modificação :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content