Escrito por: Carolina Tiemi Iasukawati (http://lattes.cnpq.br/0255582269476935)
A realidade virtual (RV) é uma interface que possibilita a interação entre usuários e ambientes reais simulados. Através dos computadores, as pessoas com deficiência podem não só manipular e visualizar algo que não é real, como também podem realizar esforços físicos que simulam atividades de vida diária.
Assim, a utilização desta plataforma permite a reabilitação de déficits cognitivos, motores e de interação social com um alto grau de motivação ao fornecer um ambiente interativo. Além disso, a RV é um meio de prevenção ao isolamento social e tem se tornado uma forma de lazer para essas pessoas, influenciando positivamente sobre a sua qualidade de vida.
Estudos diversos comprovaram as modificações comportamentais, como aumento da socialização, motricidade, melhor estado de humor e verbalização nas atividades de vida diária após uso de games na reabilitação de adultos com deficiências cognitivas e transtornos diversos.
O uso do games como a Nintendo Wii na reabilitação de pessoas com lesão medular proporcionou uma maior adesão ao tratamento, auxiliando na manutenção da autoestima e na elaboração de experiências favoráveis, porém, os seus efeitos ainda não substituem a reabilitação tradicional.
Desse modo, os games são alternativas de baixo custo para o enfrentamento às limitações impostas pela falta de inclusão no cotidiano das pessoas com deficiência, na medida em que vivenciam situações que poderiam ser inalcançáveis no mundo real. Entretanto, ainda é necessário o uso da terapia convencional e a constante reivindicação da acessibilidade universal para uma participação ativa dessas pessoas no mundo real.
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Referências:
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