Coxins para prevenção de lesões para pacientes graves de COVID-19

Médicos, engenheiros, pesquisadores e empresários desenvolvem projetos para o combate ao COVID-19. Pensando na prevenção de lesões por pressão (escaras) em pacientes graves por coronavírus, coxins (almofadas) foram criados para melhor posicionar e acomodar estes pacientes.

Estes dispositivos funcionam como amortecedores das proeminências ósseas em contato com a cama aliviando a pressão, promovendo a circulação sanguínea e assim, evitando a formação de lesões. Além disso, os coxins ajudam a minimizar os processos inflamatórios pulmonares. Os materiais utilizados para fabricação desses dispositivos normalmente são realizados com géis poliméricos e visco elásticos, já os deste projeto (os para pacientes com COVID-19) são preenchidos com microesferas de poliestireno, em parceria com a empresa FOM.


Uma segunda frente do projeto, trabalha com espumas de poliuretano com parceiros DOW, Duoflex e F.A. Colchões com protótipos iniciais sendo fabricados desde o dia 20 de maio.

Ressalta-se que os novos produtos com microesferas de poliestireno são todos brasileiros com três vezes menos custo do que produtos importados, material do tipo lavável, costuras impermeáveis e de fácil higienização.

Fonte: Jornal da USP

Leia a matéria completa aqui

2 thoughts on “Coxins para prevenção de lesões para pacientes graves de COVID-19

    • Letícia says:

      Olá Lívia, de acordo com a matéria divulgada pelo Jornal da USP, os coxins foram desenvolvidos com “parceiros são a DOW , a Duoflex e a F.A. Colchões. Os protótipos iniciais dessa parceria já foram fabricados e estão sendo testados no HC desde o dia 20 de maio.” Quanto a venda destes produtos, nós não divulgamos nada deste cunho no portal, apenas a informação científica do que está sendo realizado, ok?!
      Obrigada pelo seu retorno,
      Esperamos que esteja aproveitando nossos conteúdos!
      Equipe D+Informação 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content