Professoras de enfermagem orientam como fazer máscaras de proteção facial

Iniciativa está entre várias ações de extensão da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto para combate à covid-19

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP coloca em ação uma de suas maiores vocações, o cuidar. Para isso, a Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) da EERP vai fomentar projetos voltados para ações de enfrentamento da covid-19, com amplo alcance e impacto social. 

No total serão investidos 20 mil reais, do Fundo de Cultura e Extensão Universitária da CCEx, para produção de material de divulgação, material educativo e material de proteção individual. 

Confecção de máscaras

Uma das ações já em andamento na EERP é das professoras Susana Segura Muñoz e Karina Dal Sasso Mendes e da enfermeira Patrícia Abrahão Curvo. As profissionais elaboraram um projeto de ação emergencial para capacitar e também produzir máscaras de proteção facial, um Equipamento de Proteção Individual (EPI) atualmente em falta nas instituições de saúde e até nas farmácias.

Na primeira fase, com recursos próprios e doações, principalmente de tecidos e elásticos, o grupo confeccionou 618 máscaras que foram entregues gratuitamente para “idosos acamados ou com alguma comorbidade de risco, e seus cuidadores e familiares”. Para ampliar seu alcance, o projeto passou a contar com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da EERP e pretende produzir mais de mil máscaras. 

Além da produção, a equipe ainda disponibiliza um infográfico para que as pessoas façam a sua própria máscara. Nele tem imagens e o descritivo com o passo-a-passo para a confecção, higienização e conservação correta das máscaras. Também, em breve, será possível visualizar todo o conteúdo em vídeo.

As máscaras produzidas com o apoio da CCEx serão distribuídas em parceria com a Divisão de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto para identificação, avaliação e fornecimento à população alvo de maior vulnerabilidade.

Mais informações sobre a ação e para esclarecimentos sobre a confecção de máscaras pelos e-mails [email protected][email protected][email protected]

Fonte: Níkolas GuerreroJornal da USP

Última modificação :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content