O autismo é um transtorno do desenvolvimento da criança, cujas alterações podem aparecer antes dos 3 anos de idade, e a identificação de sinais iniciais beneficia a criança, pois possibilita o rápido início das intervenções precocemente, aumentando as chances de bons resultados.
Comportamentos incomuns não são os únicos fatores para observação no Transtorno do Espectro Autista ( TEA), porque várias crianças não os apresentam ou costumam demonstrá-los mais tardiamente. Em alguns casos, são observados comportamentos atípicos, repetitivos e estereotipados severos, o que indica a necessidade de encaminhamento para avaliação diagnóstica de TEA, como descrito a seguir:
Motores
- Movimentos do corpo estereotipados.
- Ações atípicas repetitivas.
- Dissimetrias na motricidade.
Sensoriais
- Hábito de cheirar e/ou lamber objetos.
- Sensibilidade exagerada a sons.
- Insistência visual em objetos que têm luzes, emitem barulhos ou partes que giram.
Rotinas
- Tendência a rotinas ritualizadas e rígidas.
- Dificuldade importante na modificação da alimentação.
Fala
- Repetição de palavras.
- Falta de contexto.
- Variações do volume da voz.
Aspecto emocional
- Expressividade emocional menos frequente.
- Extrema passividade no contato corporal.
- Extrema sensibilidade em momentos de desconforto (por exemplo: dor).
- Dificuldade de encontrar formas de expressar as diferentes preferências e vontade.
Em alguns casos, essas crianças apresentam habilidades especiais (matemática, habilidades musicais, de leitura e plásticas) e alterações nas funções fisiológicas (relacionadas ao sono, aos processos gastrointestinais e da alimentação). Vale ressaltar que cada criança é única, seja com o autismo ou não, todas tem seu próprio tempo de desenvolvimento e personalidade adquirida ao longo do tempo.
O diagnóstico de TEA, ainda que constitua um estressor para a família, pode também ser uma experiência que potencializa os recursos familiares, tais como flexibilidade na mudança de seus valores, suas expectativas, prioridades na vida e na qualidade das relações entre os membros da família. A “resiliência familiar”, é explicada com base na noção de que a família pode se desenvolver mesmo na presença de um contexto estressante, como no caso dos problemas de saúde e/ou de desenvolvimento dos filhos.
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SAIBA MAIS
BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), disponível no link: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_atencao_reabilitacao_pessoa_autismo.pdf Acesso em: 11 nov. 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 793, de 24 de abril de 2012. Institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde. 2012a. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt0793_24_04_2012.html> Acesso em: 11 nov. 2019.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA: Manual de orientação do Transtorno do Espectro Autista Nº 05, Abril de 2019, Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Ped._Desenvolvimento_-_21775b-MO_-_Transtorno_do_Espectro_do_Autismo.pdf.
Autores: Michel Marcossi Cintra – Enfermeiro pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Mestrando pelo Departamento de Enfermagem Fundamental da EERP-USP. Integrante do Núcleo de Pesquisa e Atenção em Reabilitação Neuropsicomotora (NeuroRehab) Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4094321770040698
Profª Draª Fabiana Faleiros Santana Castro. Enfermeira. Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Profª Draª Marislei Sanches Panobianco. Enfermeira. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e de Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Profª Draª Soraia Assad Nasbine Rabeh. Enfermeira. Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Aqui é a Fernanda parabéns pelo conteúdo do seu site gostei muito deste artigo, tem muita qualidade vou acompanhar o seus artigos.
Olá Fernanda! Ficamos muito felizes com seu retorno e esperamos que aproveite nossos demais conteúdos!
Equipe D+Informação 🙂
Muito boa a matéria . complicado esse assunto né, muito triste o diagnóstico . Mais ainda há uma esperança de não ser autismo , tem que ter essa esperança ne ????. Eu conheço um livro Maravilhoso sobre o assunto, pra descobrir se é autismo ou não… e se for o livro também ensina a cuidar de um bebe, uma criança autista … o que eles precisam , como melhorar as crises . Vale muito a pena … vou deixar o link para quem quiser dar uma olhada .. beijos mamães e cuidem muito bem dessas crianças que precisam muito de amor ❤ https://cutt.ly/descubraautismo
А ряд его последователей приехал в другую страну, и они конечно все еще работают над списками умного голосования на грядущих выборах.
Сегодня Алексей Навальный пребывает в тюрьме, и его собственное политическое движение заявлено “противозаконна”, потому оно не имеет права действовать в России.
Значение представленной стратегии подрезать крылья власти Путина и его партии, а абсолютно не заручиться успех какого либо другого общественно-политического движения.
По сути своей “Умног голосование” сегодня это политическая стратегия, изобретена российским внесистемным политическим деятелем Алексеем Навальным как средство борьбы с “Единой Россией” умного голосования, проголосовать за главного оппонента кандидата “Единой России” во многих одномандатных округах везде по стране, вне зависимости от общественно-политической принадлежности и взглядов этого соперника.
Как к примеру, в случае, если у либералов намного больше вероятности выиграть избирательный район, нужно проголосовать за него, когда даже вы ненавидите их.
умное голосование безопасно