Déficit auditivo na Síndrome de Goldenhar

Há um ano Lorenzo teve que realizar uma reavaliação audiológica. Uma das alterações que ele possui, em decorrência da Síndrome de Goldenhar, é a má formação da hemiface do lado direito. Por isso, os ossículos do ouvido médio sofreram alterações, fazendo com que a condução do som até a cóclea não fosse adequada, o que gerou nele um déficit auditivo.

Há divergências enormes em todos os exames (bera ósseo; aéreo; impedancio; audiometria; tomografia), mas, durante a rotina, é possível perceber que ele é capaz de escutar sim, porém, não sabe-se com exatidão a qualidade e frequência de sons.


Este é mais um ponto incerto na imensa incógnita sobre a comunicação do Lorenzo. Será que ele irá falar? Isso ainda é um questionamento que paira em torno de sua família.  Contudo, Lorenzo já evoluiu bastante até aqui. A partir de fonoterapia e acompanhamentos profissionais, assim como com o incentivo de todas as pessoas a sua volta, seu progresso foi além do imaginado. 


No entanto, é preciso o constante acompanhamento e realização de novas avaliações em Lorenzo, bem como realizar a manutenção de seu aparelho auditivo, o que demanda tempo e também dinheiro.   

Saiba mais sobre a Síndrome de Goldenhar aqui.

Última modificação :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content