Relação do covid-19 à síndrome rara em crianças

A Síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P) é um processo inflamatório que pode acometer vários órgãos como trato gastrointestinal, pulmões, pele e sistema nervoso central, e também o coração.

Um estudo realizado por casos observados no Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP e artigos publicados na The Lancet Child & Adolescent Health contribuíram para entender os efeitos da doença que foi evidenciada em casos graves de covid-19 em crianças e adolescentes.

O exame de PCR foi positivo para o vírus covid-19 tanto nos pulmões das pessoas estudadas, como no coração, determinando a relação direta entre a lesão cardíaca causada pelo novo coronavírus aos quadros de miocardite e disfunção cardíaca.

Ainda, a SIM-P caracteriza-se por uma doença bastante rara, sendo registrados apenas 1.000 casos no mundo todo, sendo necessário atenção o reconhecimento e tratamento precoce da doença. Pesquisadores revelam que os casos em crianças tiveram boa resposta, embora haja possibilidade de sequelas no coração, que deverão ser acompanhados.

Fonte: Jornal da USP

Última modificação :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content