Pesquisa e Inovação – Unicamp e USP desenvolvem teste rápido para COVID-19

O teste rápido desenvolvido pelos pesquisadores das universidades Unicamp e USP, deverá estar pronto em meados de maio.
A diferença entre os testes já disponíveis para detecção do coronavírus é que o exame é baseado na análise e comparação do padrão de moléculas encontradas na amostra de sangue do paciente. O resultado sai em cerca de cinco minutos após a coleta e tem o custo estimado de R$40 a R$45, até 50% mais barato do que os testes utilizados atualmente.


O padrão molecular que será analisado por este teste desenvolvido pelos pesquisadores é comparado ao de três grupos de pessoas: pessoas com diagnóstico confirmado de COVID-19, pessoas com diagnóstico confirmado pela influenza (gripe), pacientes com sintomas gripais e resultado negativo para os dois tipos de vírus.
No projeto para estabelecer o padrão molecular de cada grupo, os pesquisadores deverão colher amostras de cada grupo (50 pessoas) e mais 50 de pessoas saudáveis. O desenvolvimento do novo teste está em processo de aprovação do Comitê Nacional de Ética em Pesquisa, ligada ao Conselho Nacional de Saúde.

Referência: G1 e R7

Links para acesso:

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2020/03/30/unicamp-e-usp-desenvolvem-teste-rapido-e-barato-para-identificar-coronavirus.ghtml

https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/unicamp-e-usp-desenvolvem-teste-rapido-para-coronavirus-31032020

Última modificação :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content