Você já deve ter ouvido em algum lugar este termo, Fake News, mas afinal, o que são?
As Fake News são notícias falsas divulgadas principalmente em mídias sociais como WhatsApp, Facebook, Instagram, entre outros. Ainda, existem também os “deepfakes” que são imagens ou vídeos alterados para distorcer a realidade e confundir as pessoas transmitindo informações erradas.
Notícias falsas vêm circulado por uma diversidade de temas, onde o principal é a saúde, como forma de inúmeros tratamentos “milagrosos”, boatos sobre vacinas, doenças hereditárias e até mesmo o mais recente, o Novo Coronavírus.
Uma pesquisa realizada no Rio de Janeiro demonstra que sete em cada dez pessoas acreditam em Fake News sobre vacinas. 13% dos entrevistados deixaram de se vacinar ou não vacinam crianças sob seus cuidados; por medo de efeito colateral grave, quando na verdade, os efeitos adversos graves são raríssimos; medo de contrair a doença através da vacina e alertas e notícias vistos na internet. Estes dados reforçam o quanto é importante a disseminação de informação de qualidade, baseada em evidências científicas e acessível para comunidade. Dando acessibilidade a informação correta, desmistificando as Fake News.
O Ministério da Saúde criou uma página onde divulga as informações viralizadas recebidas, onde são apuradas por especialistas e classificadas como “Isto é Fake News” ou “Esta Notícia é verdadeira”. Para acessar a estas informações, basta clicar em: https://www.saude.gov.br/fakenews
Recebeu alguma Fake News? O Ministério da Saúde disponibilizou um número de WhatsApp para receber estas notícias, onde após serem apuradas, serão classificadas como verdade ou se Fake News. O número para envio das informações é (61) 99289-4640.
Referências:
https://www.saude.gov.br/fakenews
- Leia também em BBC Brasil: https://www.bbc.com/portuguese/topics/c95y354381pt
Pingback: Vamos falar sobre o Coronavírus? – D+Informação – USP
Pingback: Ministério da Saúde disponibiliza aplicativo sobre o Coronavírus – D+Informação – USP
Artigo interessante, irei até retornar ao seu site com mais
frequência, para mais artigos como estes. Obrigado. 🙂
Bacana demais esse artigo, estava pesquisando o assunto na
internet e acabei achando esse site… Muito Legal!!!
Pingback: Relatório da OCDE mostra que brasileiros são os piores em identificar notícias falsas – D+Informação – USP