Dor lombar e atividade física, como o pilates pode auxiliar no alívio e controle da dor?

Autor: Leticia Noelle Corbo

Um estudo desenvolvido pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) pela fisioterapeuta Sandra Amaral, identificou a atividade de pilates como mecanismo ímpar para o controle e alivio da dor lombar, além de amenizar sintomas como ansiedade e depressão relacionados a dor crônica (FERREIRA, 2023).

Ressalta-se que a dor lombar (lombalgia) é a segunda maior causa de ida aos consultórios médicos, perdendo apenas para dor de cabeça (cefaléia), podendo a levar a pessoa a desenvolver incapacidades severas e necessidade de adaptação em seu cotidiano. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% da população brasileira teve ou ainda terá este tipo de dor no decorrer da vida (LEMOS, 2021).

De acordo com a autora do estudo, a dor lombar está diretamente ligada a fraqueza dos músculos da coluna, e o fortalecimento com uma atividade física assistida, como o pilates, auxilia no fortalecimento de músculos profundos além de ganho de amplitude de movimentos, melhora postural e consequentemente, diminuição da dor. Após três semanas de observação do grupo de pessoas avaliadas no estudo, obteve-se um resultado positivo relacionado a diminuição da dor, sendo uma nova avaliação realizada três meses após o experimento, as pessoas declararam que ainda experimentavam os efeitos positivos da prática da atividade realizada, além de declararem diminuição dos sintomas da depressão em 67% e ansiedade em 53% (FERREIRA, 2023).

Ainda, a prática de atividade física, em especial para pessoas com deficiência, auxilia na melhora e manutenção da força muscular, melhora da coordenação motora, maior amplitude de movimentos e regulação dos sintomas de depressão e ansiedade. Um acompanhamento por especialistas da área da saúde se faz necessário para programação e adaptação das atividades físicas de acordo com as características de cada pessoa, para que se possa ter melhor proveito dos benefícios da prática de atividades físicas com segurança (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2021).

Referências:

FERREIRA, I. Pesquisa reforça eficácia do Pilates no tratamento de dor lombar crônica. Jornal da USP, 2023. Disponível online em: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-l-v-pesquisa-reforca-eficacia-do-pilates-no-tratamento-de-dor-lombar-cronica/

LEMOS, S. Organização Mundial da Saúde alerta que 80% da população já teve ou terá dor na coluna. Jornal da USP, 2021. Disponível online em: https://jornal.usp.br/atualidades/organizacao-mundial-da-saude-alerta-que-80-da-populacao-ja-teve-ou-tera-dor-na-coluna/ MINISTÉRIO DA SAÚDE. A importância da atividade física para pessoas com deficiência -Benefícios para a saúde mental e a vida social não faltam. Ministério da Saúde – Gov.br. Disponível online em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar/noticias/2021/a-importancia-da-atividade-fisica-para-pessoas-com-deficiencia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content