A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autora: Maria Eduarda Galisteu

Você já ouviu falar sobre Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial (IA) é um meio eletrônico criado para funcionar de forma lógica, como se remetesse ao raciocínio humano. Isso inclui resolver problemas, identificar variáveis e até mesmo “tomar decisões”. De maneira geral, o intuito das inteligências artificiais é simular as capacidades humanas e criar “pensamentos” de maneira lógica (FIA, 2021).

Sugestão de Leitura: https://demaisinformacao.com.br/meu-filho-tem-autismo-5-aspectos-para-voce-observar-e-realizar-o-diagnostico-precoce/

Atualmente, esse tipo de tecnologia é empregada em diversos segmentos do nosso cotidiano, como na economia, no direito, em aplicativos celulares e até mesmo no âmbito da saúde, é possível encontrar a inteligência artificial em máquinas que atuaram no combate à pandemia da Covid-19 e em outras que estão auxiliando no diagnóstico precoce de doenças, como o Alzheimer e o Mal de Parkinson (FIA, 2021).

Neste cenário, pesquisadores e interessados na temática vêm abordando e descobrindo cada vez mais sobre as possibilidades de inserção da inteligência artificial em diversos contextos, tal como uma ferramenta de estímulo e aprendizagem para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento e está atrelado ao resultado de alterações físicas e funcionais do cérebro, ele pode ser caracterizado pelo desenvolvimento atípico, déficits na comunicação e interação social, manifestações comportamentais, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados.

Nesse sentido, pode-se afirmar que a fase de aprendizagem para uma criança que possui TEA é um processo desafiador, principalmente por ser um processo que é realizado por meio do compartilhamento de conhecimentos, trabalho das competências e estímulo às habilidades individuais e coletivas.

Tendo em vista esse desafio enfrentado, um grupo de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento como educação, psicologia, psiquiatria e tecnologia da informação e também de diversas instituições do Brasil e do exterior, dentre elas a  Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) estão desenvolvendo uma plataforma digital que fará o uso da Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Aumentada e da Gamificação para atender às necessidades de crianças com TEA, atuando no que tange às habilidades frágeis das crianças e pessoas com essa condição, como interação, aprendizagem, afetividade e linguagem.

Nessa plataforma as crianças serão incentivadas a interagir para se perceber e se compreender melhor, no tempo de cada indivíduo, em consonância com suas capacidades e habilidades. “Mas sempre provocando um pouquinho de ruído, de desafio para que elas deem um passo adiante dentro dessa trajetória de autodescoberta”, explica Rafael Hoff, participante do projeto e pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (“Tecnologia como aliada no aprendizado de crianças com TEA”, 2023).

Essa plataforma ainda está em desenvolvimento, e ela irá viabilizar diversas dinâmicas para quem for utilizar, assim como o auto-desenho. Esse projeto é chamado de “Na ponta dos dedos: uma plataforma digital para uma abordagem complexa do autismo” e ele já conta com resultados positivos para contribuir para o aprimoramento da plataforma, como a identificação de aprendizagens a partir da experiência dos familiares de crianças com TEA.

No momento, a ferramenta está disponível apenas em dispositivos iOS, mas há expectativas de que seu alcance seja aumentado para outros sistemas operacionais ou até mesmo pela internet. Ela envolve crianças com TEA de 3 a 6 anos, mas outras faixas etárias também estão previstas para entrar no estudo.

Referências:

FIA. Inteligência Artificial: o que é, como funciona e exemplos. Disponível em: <https://fia.com.br/blog/inteligencia-artificial/>.

O que é neurodiversidade e como redes sociais têm ajudado em diagnósticos. BBC News Brasil, [s.d.]. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-61854016

Transtorno do Espectro Autista (TEA). Disponível em: <https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Transtorno-do-Espectro-Autista-TEA>.

‌Ciências Sob Tendas. Disponível em: <http://cienciassobtendas.sites.uff.br/2022/04/18/inteligencia-artificial-como-aliada-em-relacao-ao-transtorno-do-espectro-autista/>.

LIMA, B. R. Desenvolvimento de aplicativo de inteligência artificial para estímulo e aprendizagem de autistas para melhora na comunicação: estudo de caso APAE ARUJÁ e POÁ. Revista Computação Aplicada – UNG-SER, p. V. 9, N. 1 (2020), 2020.

MARKETING. Autismo e o processo de ensino-aprendizagem. Disponível em: <https://blog.rhemaeducacao.com.br/autismo-e-o-processo-de-ensino-aprendizagem/>. Acesso em: 10 jul. 2023.

Tecnologia como aliada no aprendizado de crianças com TEA. Disponível em: <https://humanamente.fiocruz.br/agora/tecnologia-como-aliada-no-aprendizado-de-criancas-com-tea/>. Acesso em: 10 jul. 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content