Escrito por: Enf. Dra. Ana Karine da Costa Monteiro
(http://lattes.cnpq.br/ 4658186399120785)
Os dezessetes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU) incluem, entre outros pontos, garantir os direitos humanos, a redução da desigualdade, e a igualdade de gênero até o ano de 2030. Nessa perspectiva, destaca-se a importância da compreensão da diversidade, inclusão, equidade e senso de pertencimento em todos os setores sociais.
Questões relacionadas à diversidade, inclusão, equidade e senso de pertencimento vêm se destacando e, embora esses termos sejam definidos de forma diferentes, todos eles sãofundamentais para obtenção de um atendimento justo e acolhedor.
A diversidade é a base para a construção de uma sociedade igualitária, e envolve a representatividade diversa, reconhecendo as diferenças entre as pessoas, como aspectos relacionados a raça, gênero, idade, orientação sexual, deficiência, religião, etnia, entre outros.Fala-se sobre a diversidade do ser, de ser quem a pessoa é, independentemente de suas características que deve ser respeitada e reconhecida. Essas diferenças são valiosas e devem ser direcionadas rumo à equidade.
A equidade está diretamente relacionada com igualdade e justiça social, em que são asseguradas ações de caráter universal, mas aos grupos minoritários ou historicamente discriminados são garantidas ações específicas e afirmativas. Podem-se citar as ações afirmativas para pessoas negras, LGBTQIAP+ ou com deficiência, e as classificações de riscos nos hospitais, em que os mais graves são atendidos primeiro.
A inclusão refere-se a igualdade de participação, em que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades de acesso. Ainda, significa um conjunto de comportamento que incentiva a inclusão, a colaboração, e que faz as pessoas se sentirem valorizadas por suas qualidades únicas. Pode-se exemplificar as iniciativas voltadas a inclusão de pessoas com deficiência, que estão em consonância com os ODS da ONU. Nesse sentido, são assegurados a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
O senso de pertencimento é sentir-se acolhido, entendido e reconhecido em um grupo. Em contrapartida, o isolamento social de pessoas que não se sentem pertenças devido a fatores econômicos, religiosos, raciais e de gêneros, podem propiciar sentimentos de inferioridade, deslocamentos, e consequentemente o adoecimento mental. O não senso de pertencimentoacarreta vulnerabilidades no convívio social, no trabalho e no bem-estar do indivíduo.
Diversidade, equidade, inclusão e senso de pertencimento são termos que se complementam. Apropriar-se desses termos, reconhecer a sua importância e sua implementação na prática é fundamental. Assim como um olhar crítico-reflexivo transformado em ação por todos os atores sociais.
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Referências:
CRUZ, Anne Vera. et al. The Office of Belonging, Equity, Diversity, and Inclusion in The Warren Alpert Medical School: Aligning Goals, Programming, and Outcomes for Health Equity. RI Med J, v. 106, n.9, p.9-13, 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nações Unidas – Brasil, 2015.