Surto de sarampo em meio à pandemia pelo COVID-19

De acordo com o levantamento do Ministério da Saúde, de dezembro de 2019 a junho de 2020, 5 mil novos casos de sarampo foram confirmados em 20 estados brasileiros.

A professora Maria Heloísa Lopes do Departamento de Moléstias Infecciosas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em entrevista com o Jornal da USP relaciona o aumento do número de casos com a pandemia pelo COVID-19, embora o número de casos tenha aumentado significativamente em meados do ano passado por conta da baixa adesão a imunização, em especial do público alvo, crianças de até 4 anos e adultos jovens de 15 a 34 anos de idade.

A docente ainda ressalta que mesmo com a suspeita ou confirmação da infecção pelo novo coronavírus, a pessoa pode receber a vacina para sarampo com segurança, onde só não é realizada no quadro agudo da doença, o que serve de critério para qualquer tipo de doença, não sendo exclusivo para o novo coronavírus.

Ainda, aponta sobre a importância da vacinação, por ser um controle de doença não apenas individual, mas para a saúde coletiva.

Fonte: Jornal da USP

Última modificação :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content