O objetivo central deste material é possibilitar aos profissionais que atuam
com a inclusão de pessoas com deficiência nas empresas, ter melhor acesso a informações confiáveis, que possibilitem melhoria de processos e práticas que promovam a igualdade de oportunidades e direitos.
A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho é um direito garantido por Lei.
As pessoas com deficiência são favorecidas pelo paradigma da inclusão social, cuja ênfase está no potencial e não na deficiência. Identificar esse potencial é o principal desafio para as empresas. A contratação de pessoas com deficiência deve representar a inclusão de um novo colaborador, produtivo e eficiente, capaz de agregar novos valores.
Este manual também oferece às empresas, orientações para contratar
pessoas com deficiência e desenvolvê-las profissionalmente. A intenção é ajudar as organizações a criar e manter uma Cultura de Inclusão Social que depende de todas as partes envolvidas: empresas, governo e as próprias pessoas com deficiência. As empresas devem querer contratar. O governo deve ter políticas públicas eficazes. As pessoas com deficiência devem ter postura e comportamento profissional, buscar o próprio desenvolvimento técnico e jamais pedir atitudes paternalistas e protecionistas. As diferentes vivências e experiências se somam para impulsionar o constante desenvolvimento de uma organização e de seus colaboradores. Assim, construímos um ambiente de trabalho inclusivo.
Acredita-se que assegurar a diversidade no seu âmbito geral, se traduz em incorporar aos nossos negócios novas formas de pensar, inovar e de lidar com problemas. Esperamos que as informações produzidas e disseminadas por meio deste guia, sejam utilizadas como ferramentas na redução da
exclusão e na efetiva inclusão social destas pessoas na empresa.
Acesso o Guia completo clicando aqui.