Diversidade importa sim: Inspire-se!

Quatro perfis de instagram que você precisa conhecer para entender e conhecer um pouco sobre o dia a dia de influencers com deficiência que conquistaram o mundo da internet.

Para remover as barreiras impostas pelos padrões socialmente aceitos é fundamental reconhecer a si mesmo e ao outro como seres singulares, com direitos a serem respeitados e como indivíduos importantes para o mundo. Para isso há diversos caminhos, e um deles é a representatividade e o empoderamento, que especificamente nas redes sociais, auxiliam no processo de inclusão e valorização da diversidade humana. O despertar da curiosidade e o respeito ao outro é a chave para conseguir atingir milhares de seguidores e inspirar, como os perfis do instagram que serão apresentados:

  • @lorenaeltzz: Lorena Eltz tem apenas 20 anos, possui 595 mil seguidores no Instagram. Criadora de conteúdo, mulher com deficiência, gaúcha, homossexual, usa suas redes sociais para falar da sua vida pessoal, sua rotina e sentimentos frente à hospitalização, bem como esclarecer dúvidas sobre a Doença de Crohn, a qual foi diagnosticada. A doença consiste em uma inflamação grave que afeta o intestino, o que dificulta a absorção, devido a isso possui uma ostomia desde os 12 anos de idade e só em 2020 que começou a falar sobre nas redes sociais. “Meu objetivo é informar as pessoas sobre algo que não é falado na internet e, quando é falado, é mostrado como motivo de vergonha ou tabu”.
  • @paola_antonini: Paola Antonini sofreu um acidente de carro em 2014, aos 20 anos de idade, e teve que amputar sua perna esquerda. Utiliza as redes sociais para incentivar e mostrar que após o acidente sua vida mudou, a fez querer viver mais e tentar coisas novas. “Todo mundo falava: isso aqui vai ser difícil. Daí eu falava: então vou tentar. E aí eu comecei a me exercitar muito, a tentar coisas como skate, surfe, dança… Todos os esportes possíveis”. Com 2,7 milhões e grande visualização, criou o Instituto Paola Antonini (@institutopaolaantonini), projeto que nasceu com o objetivo de proporcionar acessibilidade e mobilidade às pessoas com deficiência física, através de doações de próteses, órteses, cadeiras de rodas e acessórios para reabilitação.
  • @kitanadreams: O carioca Leonardo Braconnot assume um personagem importantíssimo nas redes sociais: Kitana Dreams. A drag queen surda aborda temas importantíssimos em seu canal, além de falar sobre questões LGBT, ela também faz ótimos vídeos com tutoriais de maquiagem e, claro, dialoga com seus seguidores sobre a vida de uma pessoa surda. Kitana faz diversos vídeos ensinando as pessoas sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Conta com 30,1 mil seguidores no Instagram.
  • @downlicia_oficial: Gabriel Bernardes, um jovem que está fazendo muito sucesso nas redes sociais com suas diversas receitas de uma maneira criativa e divertida. O paulista concluiu alguns cursos de gastronomia e decidiu fazer seus próprios experimentos na cozinha, montando a Downlicia. Com sua mãe desempregada, Gabriel começou a fazer seus brigadeiros para as pessoas no bairro e familiares. Pouco depois, começaram as encomendas dos Brigadeiros Gourmet Downlicia. Atualmente possui 336 mil seguidores no instagram e diversos prêmios gastronômicos. “Cozinhar é servir o outro. Não há nada melhor na vida do que servir. Por isso que empreender na cozinha me completa. A alegria de ver o outro se alimentando com algo que eu preparei, coloquei minha energia e me doei para fazer, não tem preço”.

Autores:

Karina de Fátima Bimbatti. Enfermeira pela Universidade de São Paulo – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Mestranda pelo programa Enfermagem Fundamental.

Thayná Bragagnollo Nery. Enfermeira pela Universidade de São Paulo – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Mestranda pelo programa Enfermagem Saúde Pública.

Profª Draª Fabiana Faleiros. Professora Doutora do Departamento Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Profª Draª Marislei Sanches Panobianco. Enfermeira. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e de Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Profª Draª Soraia Assad Nasbine Rabeh. Enfermeira. Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

One thought on “Diversidade importa sim: Inspire-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content