Biblioteca Mário de Andrade em SP transforma textos em áudio

A Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) disponibilizaram o óculos Orcam MyEye para a Biblioteca Mario de Andrade.
Estes óculos possuem um scanner que lê os mais variados tipos de textos, códigos de barras, entre outros e os converte em áudio. O dispositivo funciona não apenas com livros, mas também com revistas, jornais, placas de rua, cardápios, mensagens e celular e folhetos.


É uma tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual terem acessibilidade e autonomia para disfrutarem dos livros das bibliotecas municipais que estão sendo contempladas nestas ações de inclusão.
Os sites das bibliotecas também estão incorporando acessibilidade comunicacional, promovendo recursos de autodescrição das páginas para pessoas com deficiência visual e, para pessoas com deficiência auditiva, com a tradução automática de texto e voz para a Língua Brasileira de Sinais com o aplicativo Hand Talk com intérprete 3D.

Referência: Prefeitura de São Paulo

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia/noticias/?p=292667

Última modificação :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content