A importância da diversidade nos anos iniciais da educação para a construção de uma escola inclusiva

Texto Escrito Por: Enf. Me. Michel Marcossi Cintra (http://lattes.cnpq.br/4094321770040698)

A diversidade pode ser conceituada como a variedade de características, experiências e perspectivas que existem entre as pessoas. Isso inclui, mas não se limita a diversidade étnica, cultural, racial, linguística, religiosa, de gênero, de orientação sexual e de habilidades. Reconhecer e apoiar a diversidade significa proteger e valorizar as diferenças individuais, promovendo a inclusão de todas as pessoas em igualdade de condições.

O ambiente escolar deve ser um espaço preparado para receber todas as crianças. Ao ingressar na escola nos primeiros anos da Educação Infantil, os pequenos passam por diversos aprendizados e descobertas, tornando a inclusão essencial nesta etapa. Lidar com um novo grupo social que não é a família representa um desafio inicial no processo de socialização.

A importância disso transcende o aspecto moral. Estudos demonstram que ambientes escolares inclusivos melhoram o desempenho acadêmico, promovem a empatia e preparam os alunos para viver em uma sociedade diversificada.

A Educação Inclusiva não deve se limitar apenas às pessoas com deficiência, mas abranger todos os alunos que, de alguma forma, foram excluídos da sociedade, como grupos minoritários. Ela deve valorizar as diferenças humanas, baseando-se na diversidade para sua construção eficaz. A ideia de diversidade está associada a conceitos como pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão, heterogeneidade e variedade.

Não podemos deixar de mencionar a importância de os professores estarem preparados para receber, trabalhar a inclusão e proporcionar uma experiência harmoniosa para todas as crianças. Isso permite que elas conheçam e reconheçam suas diferenças e limitações, assim como as de seus colegas de sala de aula, contribuindo para a aprendizagem e desenvolvimento do grupo como um todo. A necessidade de programas de formação de professores para a diversidade, desde a educação infantil, é uma estratégia fundamental de garantia de direitos básicos e aperfeiçoamento de processos de aprendizagem.

É crucial destacar também que, a responsabilidade de construir uma escola inclusiva recai sobre todos: pais, alunos, escola, educadores, sociedade, governos e órgãos competentes em educação. A jornada começa comigo, estende-se até você e abrange todos os aspectos interligados da atualidade, enfrentando seus desafios de maneira abrangente e colaborativa.

Referências:

BAZON, F. V. M.; SILVA, G. F. S. da. Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: análise de currículos de licenciaturas em ciências biológicas, química e física. Revista Pedagógica, 22(Dossiê – Educação Inclusiva), 1-24, 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7918872.pdf

KÄPPLER, C.; FALEIROS, F. Promotion of diversity, inclusion and participation in the rehabilitation process. SMAD, Rev Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog, 17(1), 1-2, 2021. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/smad/v17n1/en_v17n1a02.pdf 

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). OIT e parceiros lançam mapeamento inédito sobre diversidade e inclusão no mundo do trabalho. Nações Unidas – Brasil, 2021. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/oit-e-parceiros-lancam-mapeamento-inedito-sobre-diversidade-e-inclusao-no-mundo-do-trabalho>

UNICEF. Convenção sobre os Direitos da Criança. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca>

UNICEF. Declaração Mundial sobre Educação para Todos (Conferência de Jomtien – 1990). Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990>

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