Presentación 4 cuartos Casino Luckia Arica
888starz Promo Code 2025 || How to Create 888starz Account with a Promo Code for 888starz Bonus
Morongo Casino Casita Villas
Chiche Bombn Rey Del Casino
A Sweet Approach To Wellness The Rise Of Cannabisinfused Gummies
Aitah For Asking My Wife To Not Travel Internationally With Thc Gummies
What I Eat In A Day Diet That Helped Me Lose Weight Saffron Barker
I Tried Lizzo New Diet Weightloss Very Hard
Lactolean Belly Bloat Relief Sg S Top Weight Loss Supplement
Vigrx Plus Male Enhancement Supplement Review Recommended By Dr Steven Lamm
Cbd Gummies For Ed Review Unpacking Their Popularity And Effectiveness
Tip To Increase Sexual Desire Shorts

Você sabe incluir crianças com deficiência durante o brincar? Conheça dois materiais educativos sobre o brincar inclusivo.

Autora: Carolina Tiemi Iasukawati

O brincar é uma das ocupações centrais da infância e fundamentais para o desenvolvimento global, como previsto na Declaração Universal dos Direitos da Criança (1959) ““[…] é através dos brinquedos e brincadeiras que as crianças desenvolvem suas habilidades, percepções, raciocínio, criatividade e aprendem sua relação com si mesmas e com os outros.” (AOTA, 2020; BRASIL, s/d, p. 9). Além disso, o brinquedo é portador de  significados e valores culturais que revelam discursos, concepções e representações de determinada sociedade e cultura. Eles também apresentam uma historicidade, envolvendo lembranças e outros sentidos de grande representatividade nos processos de desenvolvimento do caráter dos indivíduos, funcionando como um espelho para representações de padrões, comportamentos, regras sociais e fantasias infantis (CRUZ, 2011; SOARES, 2018).

Entretanto, a existência de uma deficiência pode alterar o seu papel de brincante, seja pelas questões relacionadas ao movimento, prejudicando a exploração do ambiente e dificultando o envolvimento em atividades sensório-motoras, como também a dificuldade no desenvolvimento cognitivo, comportamental e na expressão de emoções, culminando em menos oportunidades e parceiros disponíveis para brincar (SOUZA, 2017). Apesar destas dificuldades, elas devem ser diariamente estimuladas a encontrarem sua autonomia, no qual o brincar pode ser utilizado como instrumento para que elas superem esses problemas. Além disso, De acordo com o Art. 4 e 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990), brincar é um direito humano garantido a toda e qualquer criança e adolescente (CRUZ, 2011; SOARES, 2018).

Deste modo, tanto os brinquedos quanto as brincadeiras devem ser universais, inclusivos e sempre permitir a participação de todos e, pensando nisso, recentemente o Instituto Mara Gabrilli (IMG) conhecido por elaborar projetos que contribuem para o aumento da qualidade de vida de pessoas com deficiência, lançou o Manual de Brinquedos e Brincadeiras Inclusivos para incentivar pessoas de diferentes faixas etárias a desenvolverem suas habilidades através do brincar. Ademais deste recurso, a UNICEF também publicou um manual de como incluir crianças com deficiência nas brincadeiras da escola. Estes recursos são úteis para familiares e profissionais que necessitam de orientações e ideias quanto ao brincar inclusivo.

Referências:

American Occupational Therapy Association (AOTA). Occupational therapy practice framework: domain and process fourth edition. The American Journal of Occupational Therapy. 2020; 74 (Suppl 2). DOI: https://doi.org/10.5014/ajot.2020.74S2001.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069/90. São Paulo, Atlas, 1991.

CRUZ, Michelle Brugnera. Bonecas, diversidade e inclusão: brincando com as diferenças. Rev. psicopedag.,  São Paulo ,  v. 28, n. 85, p. 41-52,   2011 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862011000100005&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  18  jul.  2023.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS UNICEF. 20/11/1959. Principio VII. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/os-direitosdas-criancas-e-dos-adolescentes. Acesso em:  em  18  jul.  2023.

GABRILLI, Mara. Brinquedos e Brincadeiras inclusivos. Brasília; DF: Ministério da Cultura, 2018. Disponível em: http://institutomaragabrilli.org.br/images/stories/pdf/brinquedos.pdf. Acesso em: em  18  jul.  2023

SOARES, J. L. dos S.; ALMEIDA, D. B. L. de. BRINQUEDOS COMO REPRESENTAÇÃO SOCIAL E DE GÊNERO NA INFÂNCIA: A RESSIGNIFICAÇÃO DO CONCEITO DE FAMÍLIA. Discursos Contemporâneos em Estudo, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 19–32, 2018. DOI: 10.26512/discursos.v3i2.2018/11774. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/discursos/article/view/11774. Acesso em: 18 jul. 2023.

SOUZA, D. da S.; DE FIGUEIREDO, B. A.; DA SILVA, Ângela C. D. O brincar de crianças com deficiência física sob a perspectiva dos pais/The play of children with disabilities from the perspective of parents. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 267–274, 2017. DOI: 10.4322/0104-4931.ctoAO0794. Disponível em: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1467. Acesso em: 24 jul. 2023.

UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância – Guia do Brincar Inclusivo. Projeto Incluir Brincando. 2012. Disponível em: http://files.unicef.org/brazil/pt/br_sesame_guia.pdf. Acesso em: 18 jul 2023.

1 thoughts on “Você sabe incluir crianças com deficiência durante o brincar? Conheça dois materiais educativos sobre o brincar inclusivo.

  1. Pingback: A importância da diversidade nos anos iniciais da educação para a construção de uma escola inclusiva – D+Informação – USP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo