A busca por informações e o acesso à internet crescem exponencialmente em todo o mundo. Nesse sentido, existe uma preocupação por parte dos pesquisadores em desenvolver ferramentas virtuais, que proporcionem informações acessíveis e confiáveis para a sociedade, em especial para as pessoas com deficiência (PcD). Diante disso, o objetivo desse estudo foi desenvolver, validar, avaliar a acessibilidade, certificar internacionalmente e analisar os acessos de um portal de saúde, o D+Informação.
Foram realizadas avaliações da acessibilidade com a ferramenta AChecker®, seguida pela validação do portal com 22 juízes especialistas nas áreas da saúde e da informática, com análise estatística utilizando o índice de validade de conteúdo (IVC) e o teste de Gwet. A certificação internacional seguiu os princípios do HONcode® para garantir a confiança das informações disponibilizadas e, para a análise do tráfego de acessos, utilizou-se o Google Analitycs®. O D+Informação foi desenvolvido a partir da interface de programação de aplicações WordPress®, por uma equipe técnica especializada no desenvolvimento de websites na área da saúde, em parceria com o Núcleo de Pesquisas NeuroRehab. A acessibilidade foi avaliada em oito páginas do D+Informação levando à correção de 70 erros do código fonte. O portal foi validado pelos juízes da saúde e da informática, com resultados positivos quanto a avaliação geral (AC1: 0,252; GWET: p≤0,001); Avaliação de Conteúdo (AC1=0,192; GWET: p≤0,001) e avaliação da Interface (AC1: 0,230; GWET: p≤0,001). Após a submissão ao processo de avaliação do código de conduta da Health on the Net Foundation, o portal recebeu o selo de certificação HONcode®. No primeiro mês após o lançamento e divulgação, o portal alcançou 4.525 acessos em todos os estados brasileiros e em 13 países diferentes, com média de duração de dois minutos e 15 segundos e 60,09% de taxa de rejeição. O celular foi o dispositivo mais utilizado para acesso às páginas do D+Informação, com 77,70% dos acessos (n=3516).
A divulgação online, principalmente pelas redes sociais atingiu um número expressivo de acessos e novos usuários para o portal. O portal D+Informação foi desenvolvido, validado, avaliado quanto acessibilidade, certificado internacionalmente e encontra-se disponível para a sociedade no seguinte endereço eletrônico: https://demaisinformacao.com.br/.
Leia este estudo na íntegra através do link: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-18032021-091718/pt-br.php
Autor: Michel Marcossi Cintra