A internet e as redes sociais foram amplamente utilizadas para a democratização e para a divulgação das informações e das pesquisas na área da saúde, em especial durante a pandemia da covid-19. Ressalta-se que houve, durante esse período, a necessidade da usabilidade de ambientes virtuais, avaliada pela facilidade de navegação dos usuários. Diante disso, este estudo analisou as estratégias de impulsionamentos nas redes sociais e identificou as postagens mais acessadas do portal de informações voltado para pessoas com deficiência (D+Informação); e a sua usabilidade na perspectiva de seus usuários.
Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, descritivo e exploratório. A coleta de dados foi dividida em duas etapas, sendo a primeira de acessos dos usuários segundo dados obtidos pela plataforma Google Analytics® e Impulsionamento do D+Informação nas redes sociais-, e a segunda de avaliação da usabilidade do portal na perspectiva de seus usuários. Para a coleta de dados das procedências e dos números dos acessos, foi utilizado o Google Analytics®; já os dados dos impulsionamentos foram obtidos nas redes sociais (Facebook® e Instagram®). Para avaliação da usabilidade do portal, foi utilizado um questionário virtual com questões referentes à navegação.
O grupo de pessoas que mais acessaram o portal foram as do sexo feminino 62.956 (65,47%) e da região Sudeste 48.013 (49,93%). Após o impulsionamento das redes sociais, o portal contou com 1.058 novos visitantes pelo Facebook® e 873 pelo Instagram®. A análise da usabilidade foi realizada por 30 usuários, predominantemente do sexo feminino 25 (83,00%), profissionais de saúde 15 (50,00%) e da região Sudeste 25 (83,43%) do Brasil. O principal motivo de acesso ao portal foi a busca de informações (83,33%), seguido de curiosidade (33,33%) e, por fim, a vontade de compartilhar experiências (26,66%). Em relação à usabilidade do portal, 96,70% avaliaram a facilidade em navegação; 80,00% avaliaram a linguagem como excelente; 73,33% declararam excelente visual e 73,33% avaliação geral manteve-se como excelente. Ainda, 76,60% declararam que o portal trouxe algum aprendizado novo e 100% indicariam o portal.
Após a análise, foi identificado o maior interesse por publicações relacionadas à aquisição dos direitos das PcD e sobre a covid-19. Os dados sugerem que o uso das redes sociais no Brasil, como estratégia de divulgação de informações, em especial durante a pandemia da covid-19, mostrou-se efetivo. O portal D+Informação foi avaliado positivamente, pelos participantes, em relação à usabilidade e os temas sugeridos nortearão as futuras publicações, evidenciando a importância da participação do público-alvo no desenvolvimento de estratégias de acesso à informação no ambiente virtual.
Leia este estudo na íntegra através do link: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-08032023-162340/pt-br.php
Autor: Letícia Noelle Corbo