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Desenvolvimento de inovação tecnológica em reabilitação do intestino neurogênico para o processo de ensino-aprendizagem em enfermagem

Autores: Albuquerque, Corbo, Faleiros, Sousa, Severino e Coura

Um estudo recente se propôs a abordar uma questão fundamental: a reabilitação do intestino neurogênico. Seu principal objetivo foi criar uma ferramenta educacional inovadora que pudesse auxiliar o ensino e a aprendizagem em enfermagem, buscando qualificar o cuidado oferecido a pessoas com essa condição. Entender as melhores práticas nesse campo é vital para aprimorar a qualidade de vida dos pacientes.

Para alcançar esse propósito, foi desenvolvido um estudo metodológico em quatro fases distintas, baseando-se em uma revisão aprofundada da literatura científica. A tecnologia educacional resultante foi estruturada com fluxogramas, figuras e tabelas, englobando desde a definição e classificação do intestino neurogênico até manobras de esvaziamento, orientações sobre dieta e exercícios, e um plano de cuidados completo. As informações foram disponibilizadas na plataforma Canvas®.

A relevância dessa ferramenta é inegável, pois ela visa facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos enfermeiros na prática clínica, garantindo acesso a informações atualizadas e promovendo intervenções assistenciais mais eficazes. Espera-se que essa tecnologia capacite os profissionais a oferecer um cuidado mais autônomo, seguro e baseado em evidências, impactando positivamente a autonomia, independência e a qualidade de vida dos pacientes. Para explorar todos os detalhes e o embasamento científico, convidamos você a ler o artigo completo no link abaixo!

https://rper.pt/article/view/39983

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