Exercícios físicos na reabilitação pós-cirúrgica do câncer de mama

A mastectomia (cirurgia para retirada da mama) é um dos tratamentos realizados para o câncer de mama. Este tipo de cirurgia geralmente é acompanhado da retirada dos linfonodos axilares, o que provoca uma insuficiência do sistema linfático e pode causar um linfedema no membro superior do lado da cirurgia. O linfedema é definido como o acúmulo de líquido nos espaços entre as células, que leva ao inchaço do membro.  

O tratamento do linfedema tem como principais objetivos reduzir o volume do braço, restaurar a função e melhorar a aparência física. Inclui várias ações como uso de medicamentos, drenagem linfática manual, enfaixamento compressivo funcional, orientações sobre autocuidado, automassagem e exercícios físicos.  

Há alguns anos, acreditava-se que a mulher não deveria realizar exercícios físicos com o braço do lado operado, mas eles passaram a ser estimulados, uma vez que os estudos científicos mostram seus benefícios para a reabilitação da paciente, uma vez que auxiliam na prevenção, controle e tratamento do linfedema e das limitações de articulação e movimentos de braço e ombro, após a mastectomia.  

Os exercícios estimulam o bombeamento, a partir da contração muscular e, assim, aumentam o fluxo venoso e linfático. Podem ser realizados rotineiramente, até mesmo em casa, e sem uso de altas tecnologias. Nos primeiros dias após a cirurgia são recomendados exercícios que exijam menor força e menor amplitude. Eles não devem causar dor e cansaço excessivo e devem ser realizados sempre com os dois braços.  

Nos links abaixo você encontra um vídeo com exercícios físicos para reabilitação pós-cirurgia por câncer de mama e outros materiais informativos. 

SAIBA MAIS: 

https://www.youtube.com/watch?v=adEiVOGf718https://www.youtube.com/watch?v=adEiVOGf718

http://www.eerp.usp.br/rema/assistencia.html#exerc%C3%ADcios

http://www.eerp.usp.br/rema/ex1.html

http://www.eerp.usp.br/rema/ex2.html

http://www.journals.usp.br/fpusp/article/view/78368/82402

AUTORES: 

Ana Carolina Sipoli Canete – Enfermeira Licenciada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).  http://lattes.cnpq.br/1602625472431870 

Profa. Dra. Fabiana Faleiros Santana Castro – Professora Associada na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP, no Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, Líder do Núcleo de Pesquisa e Atenção em Reabilitação Neuropsicomotora (Neurorehab). 

Profa. Dra. Marislei Sanches Panobianco – Professora Associada do Departamento Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas – REMA, da EERP-USP. 

Profa. Dra. Soraia Assad Nasbine Rabeh – Professora Doutora Efetiva de Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo na graduação e pós-graduação.  

Última modificação :

13 thoughts on “Exercícios físicos na reabilitação pós-cirúrgica do câncer de mama

  1. Fátima dos Santos Pinto says:

    O artigo fornece informações de utilidade pública, importantes, para os profissionais da área de saúde e também para o próprio paciênte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content