Autores: Carla Raposo, Daniela Oliveira, Sandy Severino, Fabiana Faleiros, Geyslane Albuquerque, Bruno Ferreira, Helena José e Luís Sousa
A escoliose idiopática, uma alteração da coluna, pode trazer limitações significativas, e a cirurgia corretiva é muitas vezes necessária em casos avançados. Levando isso em consideração, um estudo se dedicou a investigar a reabilitação pós-operatória de pessoas com escoliose em ambiente hospitalar.O objetivo central deste trabalho foi identificar programas de reabilitação essenciais nesse período, visando otimizar a recuperação.
Para isso, a pesquisa foi uma revisão narrativa, realizada por meio de uma busca bibliográfica focada nos últimos cinco anos, para entender as melhores práticas. Os nove estudos incluídos ressaltaram a importância do conhecimento e da instrução aos pacientes, da reabilitação respiratória e motora, do equilíbrio corporal e do autocuidado nas atividades diárias. Muitos autores sugerem, inclusive, a criação de protocolos de reabilitação abrangentes, desde o pré ao pós-operatório.
Os resultados apontam que, apesar da clareza sobre as áreas cruciais de intervenção – como a reeducação funcional respiratória, motora, de equilíbrio e autocuidado –, ainda há uma carência de programas de reabilitação estruturados. Em resposta a essa lacuna, o estudo propõe um plano de cuidados de enfermagem em reabilitação para o ambiente hospitalar, visando otimizar a recuperação, a autonomia e a qualidade de vida dos pacientes. Para uma compreensão completa destas descobertas e da proposta, o artigo na íntegra está disponível para leitura no link abaixo!
https://sct.ageditor.ar/index.php/sct/article/view/1049
Leia também:

