Confira 5 Benefícios da Biblioterapia para Pessoas com Deficiência Visual!

Autores: Caroline Corrêa de Freitas (https://lattes.cnpq.br/2684961619778301) – mestranda em Saúde Pública na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Profa Fabiana Faleiros, Profa Marislei Panobianco Profa Soraia Rabeh, Profa Geyslane Albuquerque, Prof. Dr. Christoph Käppler, Dra Ana Karine Monteiro, Ms. Letícia Noelle Corbo e Ms. Michel Marcossi.

A biblioterapia é uma forma de terapia através de livros, que é utilizada como um coterapeuta. Uma prática terapêutica que favorece o bem-estar emocional e psicológico. O contato com a literatura leva a melhor compreensão das emoções e vivências pessoais desafiadoras. Essa forma de trabalhar favorece uma abordagem acessível (para a maioria das pessoas), facilitando o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e social. Aponta-se que para pessoas com deficiência visual esse cenário ganha uma dimensão adicional, sendo necessário adaptar os materiais utilizados para um formato acessível.

Conheça os 5 benefícios da biblioterapia para pessoas com deficiência visual:

1- Desenvolvimento Emocional

A utilização da literatura para cegos pode oferecer suporte emocional, auxiliando nas questões de ansiedade, depressão ou estresse. Além disso, pode favorecer a reflexão sobre autocuidado, através da exploração de suas emoções e vivências.

2- Inclusão social

A inclusão social, através de leituras em grupo, pode favorecer, ativamente, na interação social durante as discussões, abrindo oportunidade para inclusão na sociedade. A interação comunitária pode reduzir o isolamento social.

3- Acesso a informações

A inclusão social, através de leituras em grupo, pode favorecer, ativamente, na interação social durante as discussões, abrindo oportunidade para inclusão na sociedade. A interação comunitária pode reduzir o isolamento social.

4- Fortalecimento da Autoestima

O contato com histórias de superação e modelos positivos por meio da biblioterapia pode proporcionar à pessoa com deficiência visual um aumento de sua autoestima, auxiliando o reconhecimento das próprias capacidades nos momentos de discussão e validação de suas ideias.

5- Experiência com leitura

A barreira física da visão exige a adaptação dos materiais utilizados para que a pessoa com deficiência visual possa ampliar sua rede de conhecimento, aproximar-se da educação e transformar sua vida pessoal no aspecto emocional.

Saiba mais: https://demaisinformacao.com.br/biblioterapia-para-todos-seus-beneficios-e-como-adicionar-o-livro-na-terapia-convencional-de-pessoas-com-deficiencia-visual/

Destaca-se que a adaptação do material e da condução da terapia são imprescindíveis para favorecer um trabalho de qualidade para essa população. As adaptações de materiais podem incluir: leitura em braile; audiobooks; ferramentas tecnológicas de leitura digital e conteúdos multissensoriais. De forma semelhante, é imprescindível que haja adaptação na condução da terapia, necessitando de um olhar atento do mediador para diminuir ou extinguir as barreiras, deixando a leitura acessível para os participantes cegos.

A biblioterapia tem a possibilidade de mudança na vida das pessoas. É importante que todos tenham acesso de forma inclusiva, com equidade, a fim de garantir o direito à qualidade de vida de todos os cidadãos.

REFERÊNCIAS:

LOBO, L. M. A BIBLIOTERAPIA COMO PROPOSTA DE UM PROGRAMA PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL NA SEÇÃO BRAILLE DA BIBLIOTECA PÚBLICA ARTHUR VIANNA. 2017. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Pará, [S. l.], 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/89. Acesso em: 28 ago. 2024.

CRUZ, A. D. A. BIBLIOTERAPIA PALAVRA PRENHE DE POSSIBILIDADE: descortinando discursos no contexto da deficiência visual. Orientador: Prof.ª Dr.ª Edna Gomes Pinheiro. 2020. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Biblioteconomia) – Universidade Federal da Paraíba, [S. l.], 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22123. Acesso em: 28 ago. 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content