Escrito por: Fabiana Faleiros, Flávia Binati, Karina Bimbatti, Kelly Graziani Giacchero Vedana, Jonas Carvalho e Silva, Christoph de Oliveira Käppler, Luís Sousa, Helena José, Isabel Rabiais, António Almeida e Geyslane Albuquerque
O pensamento suicida é um comportamento influenciado por diversos fatores, sendo eles influenciados por fatores externos ou não, um deles é a saúde física de uma pessoa, através de um estudo desenvolvido por pesquisadores do Núcleo de pesquisa Neurorehab, foi investigar a ideação suicida em indivíduos com lesão medular traumática, um problema sério de saúde pública. A pesquisa buscou compreender os fatores associados a esses pensamentos, com o intuito de aprimorar as estratégias de reabilitação para essa população. O trabalho envolveu 200 adultos brasileiros, buscando insights valiosos para a área da saúde e intervenções mais eficazes.
Conduzido de forma quantitativa e transversal, o estudo coletou dados online por meio de escalas específicas, revelando um panorama preocupante: 32,5% dos participantes apresentaram ideação suicida. A maioria era composta por homens jovens da região Sudeste, com uma média de idade de 36 anos e cerca de 11 anos de lesão. Curiosamente, não houve associação significativa com sexo, escolaridade ou tipo de lesão.
Um achado crucial indicou que quanto menor o tempo desde a lesão medular, maior a probabilidade de ideação suicida, sublinhando a vulnerabilidade inicial dessa fase. Além disso, os resultados sugerem que indivíduos em reabilitação podem estar mais abertos a expressar esses sentimentos. Isso reforça a urgência de uma identificação precoce e a criação de estratégias de intervenção para reduzir riscos e promover um cuidado mais autônomo e de qualidade. Para todos os detalhes leia o artigo completo no link abaixo!
https://www.mdpi.com/2673-5318/4/4/35
Leia também:

